Realizada há mais de 20 anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc de Culturas encerra a sua 22ª edição que, pela primeira vez, aconteceu de forma totalmente virtual, diante do cenário mundial de pandemia. Com mais de 70 apresentações artísticas, a programação do evento contou com mais de 42 mil visualizações, até o momento.
Consolidada como um dos maiores projetos de difusão cultural do Brasil, este ano a Mostra Sesc aconteceu de 01 a 08 de novembro, envolvendo o público com música, literatura, artes cênicas, formação, tradição e patrimônio. Nas redes sociais, o evento teve um alcance de mais de 592 mil visualizações no Facebook e Instagram.
O evento expandiu a cultura cearense para o mundo através das plataformas digitais, a partir de uma programação 100% made in Ceará, valorizando os artistas locais, e chegando a vários lugares além Ceará, a exemplo de países como Portugal, Espanha, Alemanha, EUA e Suíça também prestigiaram a programação deste ano.
A live de abertura, com Fábio Carneirinho, Waldonys, Nonato Lima e Luiz Fidelis já contabiliza mais de 6,5 mil visualizações. Em parceria com o Senac Ceará, a live da Oficina de Gastronomia Regional, com os chefs e instrutores Felipe Lustosa e Fernanda Mendes, alcançou mais de 18 mil visualizações, representando a força da culinária no preparo de um legítimo baião de dois de matuto, acompanhado de filé de sol na manteiga de garrafa e farofa com óleo de pequi.
Para alcançar um público tão diverso, além das lives, a Mostra inovou na produção de conteúdos exclusivos, como as visitas guiadas, pelas crianças da Fundação Casa Grande, aos Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura. Por meio de vídeos no formato 360º, o internauta passeou no espaço virtual, interagiu e escolheu os melhores ângulos. Além disso, também foram produzidos cinco web documentários que deixam registrados a história, a memória das brincadeiras e os ofícios dos Mestres e da cultura popular.
Como forma de facilitar a participação do público na programação, a Mostra Sesc de Culturas disponibiliza um aplicativo para os sistemas Android e IOS, desde 2018. Nesta edição, o app ficou mais dinâmico, permitindo ao público se programar e receber notificações para assistir às atrações. No total, foram mais de 6 mil downloads do app que possui quase a nota máxima: 4.9 de 5 na loja do Android.
“Promovendo experiências com manifestações populares, patrimônio imaterial, entre outras temáticas, esta edição da Mostra proporcionou um intercâmbio de vivências que foi além dos limites territoriais, superando barreiras e fronteiras”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola.
Culminância do Tudo em Casa Fecomércio
Referência no incentivo e no fortalecimento da produção cultural no País, o Sesc, mediante o cenário de pandemia, seguiu apoiando os segmentos da sociedade, a exemplo dos artistas e de todos os envolvidos na cadeia produtiva cultural do Ceará. Com inovação e criatividade, promove, desde março a programação do Tudo em Casa Fecomércio, plataforma criada ainda no início do isolamento social, como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. Até setembro, foram contabilizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 480 mil pessoas. A partir dessa experiência, o Sesc Ceará estruturou a edição da Mostra Sesc de Culturas 2020 com programação 100% digital e 100% made in Ceará.
Deixe seu Comentário sobre este post