Seja Digital trabalhou para informar e orientar a população de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha sobre a mudança no sinal de TV
A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, e a população de Juazeiro do Norte e de outras 4 cidades da região terão o sinal analógico de TV desligado às 23h59 desta quarta-feira, 31. A decisão foi tomada pelo Gired, liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O processo entra em sua fase final, estando completamente em dia com o cronograma. Além do Cariri, as regiões de Campo Grande (MS), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), e Sobral (CE) também terão seu sinal desligado nesta quarta-feira, assim o cronograma definido pelo MCTIC passa a estar totalmente em dia.
Com a mudança, os cerca de 170 mil domicílios da região assistirão à programação da TV aberta apenas pelo sinal digital, que tem muito mais qualidade de som e imagem. Na região do Cariri, desde julho de 2017, diversas ações foram realizadas para informar e orientar a população, entre elas a Patrulha Digital, em que estudantes percorreram as ruas para verificar na casa das pessoas se seus aparelhos de TV já estavam preparados, mutirões de instalação da antena digital e do conversor, divulgação de informações nas contas de água do município de Crato, além de visitas às comunidades de diversos bairros. A entidade também contou com a parceria da Associação dos Surdos do Juazeiro do Norte, como forma de incluir a comunidade surda no projeto e orienta-los sobre a mudança.
“As ações de mobilização social e os espaços na mídia local foram fundamentais para conseguirmos levar informação às pessoas, sem deixar ninguém para trás. É válido ressaltar também a importância do trabalho diário de atendimento em todos os municípios, onde a cada atendimento pudemos vivenciar a alegria das famílias que passaram a ter acesso ao sinal digital”, afirma Carla Prata, consultora de mobilização da Seja Digital.
Para possibilitar que as famílias de menor renda tivessem acesso ao sinal digital, a Seja Digital distribuiu kits gratuitos, com conversor e antena. Até o momento, mais de 98 mil famílias já foram beneficiadas e estão assistindo à sua programação favorita por meio do sinal digital. Mesmo após o desligamento do sinalanalógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias.
A expectativa é que a região de Juazeiro do Norte siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinalanalógico desligado até 2018.
Deixe seu Comentário sobre este post