O Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima da Universidade Regional do Cariri (URCA), completa, no próximo dia 19, 30 anos de existência. Fundado pelo então Reitor Manoel Edílson do Nascimento, teve como primeira curadora a Professora Maria Ivonete Carneiro de Oliveira Louro, e como curadora. Atualmente conta com a Professora Dra Arlene Pessoa.
Para comemorar a data será realizada a I Jornada HCDAL de Botânica. O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas instituições Brasileiras (UVA, UFRPE, UFPI, UFPB, UFC, UESC, UFMT, entre outros), os quais irão abordar, através de palestras, oficinas e exposição, temas de interesse na área de botânica, em especial da sistemática vegetal.
O evento será dirigido a docentes, discentes, pesquisadores, gestores e público de modo geral que tenham interesse no aprofundamento de seus conhecimentos na ciência dos vegetais. A I Jornada HCDAL de Botânica ocorrerá no formato virtual, e as inscrições podem ser feitas através do http://siseventos.urca.br/ no período de 08 a 19 de setembro de forma gratuita.
O HCDAL no ano de sua criação, possuía um acervo com cerca de 330 exsicatas. A partir de então, foi implantada, uma política de expansão prevendo formação de pessoal especializado, incremento no esforço de coleta, promoção de curso, participação em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. Importante destacar a execução de projetos fomentados por diversas agências de fomento, a exemplo da Fundação Cearense de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, e Fundação o Boticário.
Quase 16 mil registros
Em 2001, o acervo contava com 1.729 exsicatas. Atualmente, são 15.650 registros. Os espécimes da coleção foram coletados nos mais distintos estados brasileiros, porém grande parte pertence a flora da região do Cariri, em especial da Chapada do Araripe, em seus diversos ambientes (cerrado, cerradão, carrasco e mata úmida), se tornando um importante testemunho da flora da região.
A coleção botânica do HCDAL é organizada pelo Sistema de Classificação APG IV – Angiosperm Phylogeny Group (2016). Informatizada através do BRAHMS. Encontra-se disponível de forma online no https://specieslink.net/search/. É indexado internacionalmente junto ao Index Herbariorum, integra a Rede Brasileira de Herbários, e faz parte do INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, destacando-se na URCA como importante fonte de pesquisa para docentes, discentes e pesquisadores da própria IES e de outras instituições brasileiras. Mais informações sobre o HCDAL podem ser obtidas através do site http://www.urca.br/hcdal/site/ e do Instagram herbário_hcdal.
Deixe seu Comentário sobre este post