A Estácio de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas do Cariri (NASE), está realizando atendimentos psicológicos aos profissionais de saúde através do Projeto SOS NASE. Os resultados estão sendo avaliados pelos 18 profissionais envolvidos, e classificados como positivos, na medida em que cada um tem recebido o apoio para o fortalecimento de continuar as suas ações profissionais no tratamento de vítimas da Covid – 19 no Cariri. O teleatendimento funciona de forma gratuita.
Iniciado em abril, todos os atendimentos são realizados mediante agendamentos e triagem para o direcionamento aos profissionais. A equipe tem realizado um trabalho multiprofissional, segundo o coordenador, Djailson Ricardo Malheiro, professor da Estácio de Juazeiro do Norte.
Ele afirma que o feedback dos atendimentos está satisfatório e os profissionais beneficiados destacam que as falas e acolhimentos dos profissionais estão ajudando muito em um momento de isolamento. Entre as principais situações constatadas estão a ansiedade, pânico e depressão. “Claro que há outras situações associadas ao isolamento”, afirma o professor.
Essas situações estão entre as inquietações daqueles que procuram o SOS NASE. Conforme o professor Djailson, os profissionais percebem que a ajuda tem contribuindo muito para minimizar riscos de adoecimentos com intervenções mais pontuais.
Os atendimentos pelo SOS NASE estão ocorrendo de segunda à sexta-feira, em horário agendado. Em alguns casos acontecem até 3 contatos de cada pessoa assistida pela equipe. Os atendimentos também ocorrem com profissionais da educação.
O trabalho, que tem o suporte do Laboratório de Tanatologia da Estácio, está sendo realizado nesse momento pandêmico do coronavírus, com os atendimentos também via WhatsApp. O público-alvo tem sido os profissionais que atuam em unidades de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliar administrativos, recepcionistas, porteiros, entre outros).
Tanto o Núcleo quanto o Laboratório são compostos por uma equipe multiprofissional que reúne acadêmicos de medicina, médicos, enfermeiros, psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos, assistentes sociais, advogados e técnicos de segurança do trabalho.
O Sistema de teleatendimento funciona através dos telefones: (88) 9 9903.3855/ 9.9770.5327/ 9.9660.5025.
Deixe seu Comentário sobre este post