Os convidados dessa edição são Regina Silveira (residência master), Leda Catunda, Marcelo Zocchio e o artista-educador Paulo Portella Filho
Já estão abertas as inscrições para três residências artísticas e uma artística-educativa, que acontecem de 14 a 20 de novembro, em formato presencial, com os artistas Regina Silveira, Marcelo Zocchio, Leda Catunda e o artista-educador Paulo Portella Filho, durante a terceira edição do Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 93), no Crato. As inscrições vão até dia 07 de novembro e os interessados devem preencher os formulários on-line. O processo seletivo dos participantes vai ser realizado por uma comissão coordenada pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo, que divulga o resultado no dia 08 de novembro, pelo Instagram @institutoservuloesmeraldo e por e-mail. Cada workshop oferta 15 vagas e conta com 20 horas/aula, garantindo certificação para quem participar de 70% das atividades.
O FSE 93 acontece de 14 a 25 de novembro, no Crato (CE), cidade em que nasceu Sérvulo Esmeraldo, o artista inspirador desse festival que vem seconsolidando no calendário artístico-cultural e turístico cearense por colocar em evidência o Cariri contemporâneo. Com o tema Arte para Todos Fazendo Arte, o evento fomenta as Artes Visuais, nos segmentos da criação, formação, pesquisa, experimentação e fruição artística, focando sobretudo na arte pública. Toda a programação é gratuita.
Dentro desse contexto, essa edição tem como expoente a renomada artista Regina Silveira, que tem ativa participação em bienais e outras mostras de relevância internacional. Suas obras de grande impacto estão representadas em importantes coleções públicas e privadas do Brasil e exterior. Como artista residente do FSE 93, ela realiza uma exposição individual (“PORTAL”), Master Class sobre a sua obra, um seminário e workshop direcionado a professores, artistas e estudantes de Artes Visuais de últimos semestres, preferencialmente da Universidade Regional do Cariri (URCA).
“A interação das residências artísticas com criadores de gerações distintas, dos anos 60 aos 2000, convidados por suas produções convergentes com o tema, em conjunto com a dinâmica da residência artístico-educativa, que trabalha com professores de forma integrada; além da Arte Pública posta em prática e debatida em palestras e seminários; todo esse conjunto de ações multiplica o agenciamento do FSE 93 com a paisagem social do Crato, cumprindo com os objetivos de disseminar o legado do artista cratense que acreditava na potência transformadora da arte”, explica a curadora do evento, Dodora Guimarães.
O Festival Sérvulo Esmeraldo 93 é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Lei do Mecenato) e da Secretaria de Turismo do Estado. Com agradecimentos à Enel, o evento conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do PROEX e do Centro de Artes Violeta Arraes; da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri (ICC); e do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac.
SAIBA MAIS SOBRE AS RESIDÊNCIAS DO FSE 93
VESTÍGIOS – REGINA SILVEIRA
O workshop “VESTÍGIOS” propõe exercícios poéticos de captura e transformação do tipo de signo possível de identificar como “índice” (conforme a classificação da Semiótica de Peirce): a família dos rastros, vestígios, sombras, marcas e indícios de todo tipo que podemos encontrar no mundo real. A proposta é iniciar pelo seu registro, em áreas urbanas escolhidas pelos participantes, seguido pela substituição radical do contexto onde foram encontrados, com o objetivo de produzir novas associações e significados – em clara reciclagem dos procedimentos de descontextualização e estranhamento, antes explorados pelo Surrealismo histórico.
Data/Horário: De 15 a 20/11, das 14h às 17h30
Local: Centro de Artes Violeta Arraes (URCA) – Crato
Vagas: 15
Inscrições:https://forms.gle/gU7JZXLEh2r6yPDMA
Informações sobre a artista:https://reginasilveira.com
VESTIMENTAS – LEDA CATUNDA
A artista aborda o conceito de “Vestimentas” e das suas possíveis funções na sociedade, a exemplo do vestido da noiva, da roupa dos religiosos, dos uniformes esportivos e militares, entre outros. Não se trata da confecção tradicional de uma roupa, mas de produzir algo a partir do universo fabuloso ligado ao ato de vestir-se para um momento relevante. A ideia é trabalhar com desenhos, pinturas e tecidos diversos, em torno da proposta de construção de uma vestimenta específica, desenvolvida por cada participante, de acordo com o seu imaginário.
Data/Horário: De 15 a 20/11, das 14h às 17h30
Local: Senac Crato (Rua Dom Quintino, 596 – Praça da Sé – Centro/Crato)
Vagas: 15
Inscrições:https://forms.gle/C5Axsb4Ynrh2qpx48
Informações sobre a artista: http://www.ledacatunda.com.br
A DERIVA E O LUGAR DO TEMPO DO CRATO – MARCELO ZOCCHIO
Uma cartografia do centro antigo do Crato é pretexto para A Deriva e o Lugar do Tempo do Crato. A partir de nove fotografias de pontos icônicos da cidade, feitas entre 1910 e 1970, os participantes fazem “derivas”, caminhando e conversando na região do mapa em mãos. O objetivo é de se vivenciar sensações lúdicas-construtivas nos lugares percorridos, de modo que todos se sintam estimulados à criação artística, a partir dos lugares e dos encontros ocorridos. A experiência é aberta à coleta de impressões urbanas, que podem inspirar e ganhar uma forma de expressão em mídias diversas, tais como: pintura, desenho, fotografia, vídeo, áudio, poesia, música, escultura etc.
Data/Horário: De 15 a 20/11, das 15h30 às 19h
Local: URCA Campus Pimenta (Rua Cel. Antonio Luiz, 1161 – Pimenta/Crato)
Vagas: 15
Inscrições:https://forms.gle/NTdcxEhWSQG3RQ738
Informações sobre a artista: https://www.marcelozocchio.com.br
COMO VER “PORTAL”: UM ATELIÊ DE OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO – PAULO PORTELLA FILHO
Na residência educativa, Paulo Portella Filho trata de processos educativos que visam ao fortalecimento das práticas do ensino de Arte na escola formal e/ou em espaços não formais, caso de museus, centros culturais, escolas livres etc. As atividades acontecerão especialmente na exposição Portal, da artista Regina Silveira, e em ambiente virtual (home-office). Contempla ainda a apresentação de diversos projetos educativos desenvolvidos por ele em parceria com a artista, no Brasil e no exterior, desde 2003.
Data/horários/locais:
14/11– Das 15h às 18h – Centro de Artes Violeta Arraes – URCA (Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel/Crato); e na exposição “PORTAL”, no Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA – Centro/Crato);
15/11 a 18/11– Das 18h às 21h – Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA – Centro/Crato);
19/11 e 20/11 – Das 10h30 às 11h – Atividades de avaliação e atendimento individual em home-office.
Vagas: 15
Inscrições:https://forms.gle/gLeMA8GDEc3cYM9i7
Informações sobre a artista: @pportellaf (Instagram)
SERVIÇO FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 93
Data: De 14 a 25/11
Local: Crato/CE
RESIDÊNCIAS FSE 93 – INSCRIÇÕES
Data: Até 07/11
Resultado: 08/11
Grátis
Mais informações: @institutoservuloesmeraldo
Deixe seu Comentário sobre este post