Marcada no imaginário caririense, a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa completa 105 anos de existência nesta segunda-feira, 25. O evento conta com a presença centenas de cavaleiros, além dos grupos de tradição popular, seguindo o cortejo até o local. Este ano, a romaria foi cancelada em virtude dos decretos do governo do estado e da prefeitura municipal, em função do quadro da pandemia do Coronavírus, que proíbe as aglomerações.
A tradicional Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa reúne milhares de devotos todos os anos.A Comemoração se faz em torno da história da coragem e da fé do vaqueiro que, atravessando a região com seu cavalo, se perdeu na Chapada do Araripe. O homem, então, parou para descansar e pediu socorro aos céus, para que alguém aparecesse e o salvasse da fome e da sede.
Reza a lenda que seu corpo resistiu por dias e num dos últimos suspiros foi notado por um grupo de homens montados que se encontravam próximos em seus cavalos. Infelizmente já não havia mais batimentos cardíacos no corpo do sertanejo que, ali mesmo, foi sepultado. A cruz posta sobre ele é a responsável pela fé dos milhares de devotos que comparecem anualmente para prestigiar e pedir milagres ao vaqueiro da Santa Cruz da Baixa Rasa.
O dia de hoje seria marcado por orações e apresentações culturais. Todo o trabalho conta com o acompanhamento dos órgãos ambientais, já que acontece no coração da floresta da Chapada do Araripe, em Área de Proteção Ambiental (APA- Araripe), além de secretarias do município, com a Cultura, Meio Ambiente, e Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Deixe seu Comentário sobre este post